segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Nasce um leitor!


Interessante como as coisas acontecem, sem que estejamos esperando, sem que as provoquemos ou as planejemos. De repente, o sobrinho Renato aparece em casa com um livro - o seu primeiro - nas mãos, em processo de leitura. A mãe diz que foi um dos presentes de amigo oculto e que depois de aberto não mais fora deixado de lado. Achei o máximo. E como não poderia deixar de ter parte nessa maravilhosa descoberta, após o almoço lemos juntos - tia e sobrinho - um capítulo (ou mais) do primeiro livro lido na íntegra por Renato. Tive a felicidade de compartilhar desse momento mágico em que nasce um leitor! É algo inexplicavelmente inexplicável... 
Fonte da Imagem: http://projetosnow.blogspot.com.br/2009/05/um-menino-entre-livros.html.
Líamos parágrafos alternados e depois da visita o sobrinho se foi com o livro. Agora se tratava de seu mais novo e inseparável amigo. Lembro que na ocasião conversamos sobre leituras e Renato me perguntou quais os livros que eu havia lido e nunca esquecido. Disse a ele quatro ou cinco títulos marcantes, entre os quais Clarissa, Viagem à Aurora do Mundo, O morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito, A Cabana e O Caçador de Pipas. Encerramos a conversa e dias depois, quando nos reencontramos na noite de Natal fui sabendo das suas novidades literárias: Renato terminara a leitura. E já começara uma nova! A mãe me contou que o pedido de presente de Natal foi uma lista de livros! E para minha surpresa na lista estavam alguns títulos dos livros que mencionei naquela conversa inicial. Sorri, entre surpresa e preocupada - será que são livros adequados para a sua idade? Depois de alguns comentários sobre 'as orelhas' de alguns títulos, e da naturalidade e desenvoltura com que Renato encarou o assunto central de um deles, simplesmente desencanei. O postulado de Ranganathan(*) que diz que 'para cada livro o seu leitor'  e 'para cada leitor o seu livro' é essencialmente aplicável nesse caso! Bem, estando já bastante satisfeita com os avanços literários do pupilo, surpreendo-me um pouco mais em meio à nova conversa sobre os temas dos outros livros, e da qual a mãe dele não fez parte, Renato me solta a seguinte pérola: 'Veja só o que dá não ler; nem pode participar da conversa'! 

Essa fala do mais novo leitor do pedaço dispensa quaisquer comentários...

By MariBlue.

(*) Mencionado por um amigo Bibliotecário, Ranganathan foi um matemático e bibliotecário indiano. Sua principal contribuição ao campo da ciência da biblioteca é o desenvolvimento do primeiro sistema de classificação analítico-sintético, a classificação dos dois pontos (Fonte: http://www.somatematica.com.br/biograf/ranganathan.php).