quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As voltas que o mundo dá...





 
Curioso como a vida nos coloca em situações tão surpreendentes...

Hoje observando o Cerimonial da Guarda Militar para recepcionar autoridades estrangeiras no Palácio do Planalto me lembrei de uma época em que passava na porta dessa imponente edificação sentada no banco do carona quando calhava de ir com uma amiga em seu carro para a Universidade de Brasília.
Somando-se a tranquilidade e o conforto do deslocamento à variação da paisagem, o ponto máximo da viagem não era exatamente o momento em que chegávamos à Universidade, mas, quando passávamos na porta do Palácio e os soldados que faziam a Guarda estavam lá, a postos, inertes e enrijecidos tal qual estátuas. Lembro bem que os meus preferidos eram os Dragões da Independência.
Eles trajavam suas vestimentas com variações de branco e vermelho, usavam coberturas de cabeça com uma longa cabeleira negra, lanças pontiagudas e coturnos reluzentes ao sol. Meu prazer era, ao passar por eles, abrir completamente o vidro do carro, acenar e gritar um sonoro BOM DIA!
Fiz isso repetidas vezes sem esperar qualquer tipo de retorno, até que um dia um deles acenou de volta. Aquilo significou a glória para mim, pois jamais imaginei que algum deles fosse me cumprimentar! Até o final do percurso eu e minha amiga rimos muito do ocorrido.
Alguns anos depois (e aí está a graça da vida) posso ver o batalhão inteiro dos Dragões da Independência se posicionar para receber chefes-de-estado de outros países, estando eu do lado de dentro do Palácio do Planalto.
Descobri também, conversando com um desses imponentes Dragões, que muito provavelmente aquele soldado que me cumprimentou recebeu uma reprimenda ou punição, considerando que eles tem de ficar imóveis por um determinado período de tempo.
Confesso que a informação me causou uma rusguinha de preocupação, mas o que me deixa com a consciência em paz é que tenho a impressão de que aquele soldado sabia que minha intenção não era prejudicá-lo, mas simplesmente estabelecer um contato.


Se você ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o Regimento de Cavalaria de Guardas clique nos links a seguir:

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dias melhores virão...








Há tempos cinzentos, nebulosos...
Dias em que tudo é apenas contorno e sombras,
em que alguns males afligem o coração.
Entretanto, apesar e além de tudo, 
se esconde no mais íntimo do ser
a latente certeza de que dias melhores virão...